Assistência Pós-Venda

Garantias

Os produtos comercializados pela Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda. aos Clientes considerados consumidores (cfr. artigo 2.º ) beneficiam de uma garantia de conformidade durante o prazo de 2 (Dois) anos a contar da data de entrega do bem vendido (Lei n.º 24/96, de 31 de Julho de 1996. Diretiva comunitária n.º 99/44/CE, de 25 de Maio de 1999, Decreto – Lei n.º 67/2003, de 08 de Abril de 2003, diplomas relativos a certos aspetos da venda das garantias de bens de consumo).

No caso de reparação de um produto, ao abrigo da garantia, o respetivo processo só será iniciado quando a documentação necessária for entregue. O prazo previsível de reparação é de trinta dias.

Para além da garantia anunciada, existem produtos específicos que têm um período de garantia superior ao estipulado por Lei, que é de 2 anos. Após os doís anos, o processo de garantia terá de ser tratado diretamente entre cliente e fabricante. 

a)      Todos os produtos comercializados pela Assismática, não são fabricados pela mesma. No momento da venda a Assismática, passa para o cliente a garantia desses mesmos produtos;

b)     Em computadores portáteis, cada fabricante poderá oferecer apenas um ano de garantia. Consulte-nos antes da compra, para ter a certeza do prazo de garantia do portátil bem como os seus acessórios (bateria e carregadores);

c)      No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao atualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efetuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro artigo na nossa loja;

d)     Independentemente do equipamento ter ou não garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrado uma taxa para cobrir custos logísticos;

e)        Qualquer alteração ao produto de origem invalida a garantia, como por exemplo: remoção dos autocolantes com o número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva a garantia, adulterações provocadas por VMODs, incorreta instalação de dissipadores em gráficas, memórias ou processador, motherboards e processadores com pinos partidos ou tortos, produtos incompletos. Em todos estes casos o RMA é imediatamente recusado;

f)       Em casos de RMA, a Assismática compromete-se a dar o seu melhor para que o seu produto seja trocado/reparado o mais rápido possível, tendo o cliente contudo de ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor (Assismática). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser da responsabilidade de fabricantes e fornecedores;

g)      Em nenhum caso a Assismática poderá ser responsabilizada pela eventual perda total ou parcial de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação;

h)     Os pedidos de RMA são efetuados através do seguinte email info@assismatica.pt

i)       Não está incluído na garantia qualquer tipo de avaria ou mau funcionamento relacionado com software.

 

R.M.A. (Remessa de material avariado)

Os produtos que se encontram abrangidos pelo prazo de garantia, após confirmação do defeito pelo Departamento Técnico serão objeto de reparação ou substituição.

Não sendo tecnicamente aconselhável a reparação, ou a substituição do produto defeituoso por parte do Distribuidor/Marca, será emitida pela Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda uma Nota de Crédito pelo mesmo valor do(s) produto(s) defeituoso(s).

A solução para o cliente terá que ser apresentada em cerca de 30 dias.

Durante o prazo de troca/reparação em garantia a Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda não é obrigada a facultar nenhum equipamento de substituição aos clientes

a)     Produtos fora de garantia

Em situações de produtos cujo o prazo de garantia já expirou, se forem colocados para reparação na Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda, caso o orçamento não seja aceite pelo Cliente, a ASSISMÁTICA cobrará ao Cliente a importância de €19,90 – Dezanove Euro e noventa cêntimos, para pagar os custos relativos ao diagnóstico efetuado.

Em caso algum a Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda poderá ser responsabilizada por danos, programas, software ou parametrizações instaladas nos produtos entregues para assistência.

b)     Custos e condições de envio

Os custos de envio de produto(s) para garantia são da responsabilidade do cliente.

Danos causados durante o transporte para a Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda são da responsabilidade do cliente.

 

Os custos de envio do(s) produto(s) reparado ou substituído para o cliente ficam a cargo da Assismática – Equipamentos Informáticos, Lda.

Se a avaria reportada pelo cliente não se verificar, o(s) produto(s) será(ão) enviado(s) com os custos de envio a serem suportados pelo cliente.

Se durante os testes se verificar alguma intervenção por parte do cliente, que inviabilize a garantia, o(s) produto(s) será(ão) enviado(s) com custos de envio a serem suportados pelo cliente.


Prestação de serviços e reparações

A garantia de reparação é de 90 dias, a contar da data de finalização da prestação de serviço, sendo a garantia válida apenas para as peças substituídas (Esta garantia limitada não afeta os direitos legais estabelecidos na legislação nacional). A garantia das reparações não contempla as seguintes condições: Danos físicos (Equipamento partido, danificado, corroído, empenado, etc).

O prazo de levantamento dos equipamentos para reparação é de 30 dias após comunicação ao cliente de que o mesmo se encontra reparado, caso contrário, o material considera-se abandonado nos termos do artº 1267/1a do C. Civil, pelo que a Assismática deixa de ser responsável pela integridade do equipamento. A partir do momento em que este se considere abandonado, o titular fica obrigado a pagar a título de cláusula penal a importância de 2,5 € (Dois Euro e Cinquenta Cêntimos) por cada dia de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo documento e, ao abrigo do artº 1299 do C. Civil, o material tornar-se-á propriedade da Assismática a titulo de usucapião. Em caso de divida, a Assismática goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.

A garantia de reparação e prestação de serviços, será invalidade caso se verifique as seguintes situações:

a)      Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações elétricas, atmosféricas, etc;

b)     Danos causados por transporte efetuado pelo cliente ou terceiros em sua representação;

c)      Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão

d)     Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da Assismática, Lda.;

e)     A reparação anterior tiver sido efetuada sob pedido e responsabilidade do cliente.